Em mais de 40 anos de carreira, a apresentadora deu as caras em diversas produções de dramaturgia, muitas vezes como ela mesma, mas também com personagens
Nesta segunda-feira (27), o Brasil está em festa com o aniversário de 60 anos de Xuxa Meneghel, uma das mais importantes e queridas personalidades brasileiras. Em seus mais de 40 anos de carreira, certamente a Rainha dos Baixinhos marcou época com seus programas infantis na televisão como o Xou da Xuxa (1986-1992), Xuxa Park (1994 – 2001) e Planeta Xuxa (1997 – 2002), além de participações no cinema e também a carreira musical que percorreu durante décadas.
Mas, ela também foi figura presente em outro gênero muito popular no país, as novelas. Seja como alguma personagem, figurante ou até como ela mesma, a loira também teve as suas passagens pelos folhetins em seu currículo.
Por isso, hoje o blog lista as principais participações da apresentadora nas principais emissoras do país, algumas delas pouco lembradas pelo público. Bora lá?
Elas Por Elas (1982)
Você sabia dessa? Xuxa Meneghel participou pela primeira vez em uma obra de teledramaturgia na novela “Elas Por Elas” (1982), um clássico de Cassiano Gabus Mendes – esse inclusive foi disponibilizado recentemente pelo Globoplay.
A trama que narrava o reencontro das sete amigas Márcia (Eva Wilma), Wanda (Sandra Bréa), Natália (Joana Fomm), Helena (Aracy Balabanian), Adriana (Esther Góes), Carmem (Maria Helena Dias) e Marlene (Mila Moreira), a atriz apareceu no capítulo 40, exibido em 24 de junho de 1982.
A cena em questão foi um sonho da personagem Ieda (Cristina Pereira), no qual ela imagina ser uma mulher fatal ao tentar seduzir Renê Cintra (Reginaldo Faria) e aparece novinha, até mesmo com a voz diferente.
Torre de Babel (1998)
Já em uma participação como ela mesma no último capítulo de “Torre de Babel”, Xuxa foi responsável por desmascarar um personagem que enganou a todos na reta final da novela. O momento aconteceu quando Gustinho (Oscar Magrini) se apresentou como Johnny Percebe no Planeta Xuxa, e ela desconfiou que estivesse acontecendo algum problema técnico ao perceber que a voz do cantor estava diferente.
Para entender o que está acontecendo, ela questiona Sarita (Etty Fraser), empresária do cantor, que pede a ajuda da loira para reparar uma injustiça.
Assim, a loira se dirigiu até os bastidores do programa e descobriu que na verdade quem estava cantando era o Boneca (Ernani Moraes), irmão do farsante. Chocada com o que descobriu, ela o traz para o palco e revela em rede nacional a verdadeira identidade do artista — assim o fazendo ser ovacionado pela plateia.
Sob Nova Direção (2006)
Xuxa também deu as caras na série “Sob Nova Direção”, exibida no ano em que ela completou 20 anos de TV Globo, onde contracenou com Pit (Ingrid Guimarães) uma das protagonistas, no episódio intitulado Presença de Paquita.
Na trama, a personagem a encontra no elevador e fica maravilhada após a apresentadora lembrar de um teste que ela fez para ser paquita no passado. Sem conter as emoções, ela conta a novidade à Belinha (Heloísa Perissé), que também fez o teste, e as duas começam a debater quem foi melhor, mesmo as duas terem sido reprovadas.
O episódio ainda mostra um flashback que relembra o desempenho ruim de Pit e Belinha no teste para trabalhar com Xuxa.
Ti-Ti-Ti (2010)
Sem dúvidas, a obra em que a apresentadora esteve por mais vezes presente, mesmo em que muitas delas ela não aparecesse no vídeo, foi no remake assinado por Maria Adelaide Amaral, que inseriu inúmeras referências a ela e suas músicas, principalmente.
Na trama, Jaqueline Maldonado (Claudia Raia) é fanática pela Xuxa e deixa isso bem claro em muitos capítulos, nos quais ela já apareceu dançando o hit “Ilariê”, que é tido pela perua como a música de sua vida.
E depois de tanto ser mencionada, finalmente aconteceu uma participação da Rainha dos Baixinhos durante o capítulo em que aconteceu a festa surpresa de Jaqueline. A presença da Rainha dos Baixinhos é um presente de Victor Valentim (Murilo Benício) para ela, que fica abobada com a presença ilustre em seu ateliê.
As duas juntas dançam o tema da personagem em uma grande festa no ambiente, fazendo assim o capítulo exibido em 12 de fevereiro de 2011 ser um dos mais emblemáticos da novela.
As Brasileiras (2012)
Dois anos depois, Xuxa ganhou um episódio para chamar de seu na série “As Brasileiras”, que a cada semana apresentava uma história independente, com cada um protagonizado por uma atriz e ambientado em algum estado do Brasil.
Ela foi escolhida para viver Rita no episódio "A Fofoqueira de Porto Alegre" exibido em 22 de março de 2012. Na história, a personagem é uma socialite que gosta de uma fofoca e depois de tanto ouvir a conversa dos outros, descobre uma fofoca do próprio marido.
O babado não era nada agradável aos seus ouvidos, afinal, ela acaba que seu marido, Ricardo (Rodrigo Lombardi) está se preparando para trocá-la por outra mulher, o que cai como uma bomba em seu colo.
Cheias de Charme (2012)
Ainda no mesmo ano, Xuxa Meneghel apareceu com um visual completamente diferente do que sempre usou: ela estava morena após estrelar uma campanha de uma marca de tinturas para cabelo e foi assim mesmo que ela gravou sua participação “Cheias de Charme”.
Na ocasião, Cida (Isabelle Drummond) vai a um evento de moda acompanhada de Brunessa (Chandelly Braz) e encontra a apresentadora nos bastidores. As duas, que são fãs da eterna rainha dos baixinhos, demonstram carinho e pedem fotos a ela.
O primeiro álbum de Xuxa, lançado em 1986, também é um dos assuntos do trio, quando elas lembram da famosa pose. Ao mesmo tempo, a apresentadora revela ser fã das Empreguetes.
Guerra dos Sexos (2012)
Xuxa foi convidada especialmente por Jorge Fernando (1959 – 2019), diretor de núcleo do remake de “Guerra dos Sexos”, para viver a famosa personagem Teresinha Romano, no último capítulo da trama, exibido em 26 de abril de 2013.
A loira deu vida a amiga fofoqueira de Fro (Marianna Armellini), mesmo após ter declarado que não gostava de participar de novelas por não saber atuar e muito menos decorar texto, mas aceitou o convite por consideração ao diretor, de quem era uma grande amiga.
"Fiquei suando, fiquei nervosa, mas foi. Não gosto de participar de novelas, mas só faço isso por causa do Jorginho [...]. Quando o Jorginho fez o pedido, eu disse: 'Pô, gente! Vocês sabem que eu não sei atuar, não sei decorar, mas vou, né?' Nunca vou dizer não para ele. Se ele me falar ‘vem’, eu não sei nem o que é, mas eu vou", comentou ela, na época.
Os Dez Mandamentos (2015)
Já em sua temporada em que foi contratada pela Record, Xuxa Meneghel, que na época comandava o seu próprio programa na emissora de Edir Macedo, gravou uma participação como figurante na reta final do sucesso “Os Dez Mandamentos”.
Na ocasião, ela interpretou uma hebreia figurante durante uma cena em que Moisés (Guilherme Winter) está com as pedras dos dez mandamentos de Deus.
Vale lembrar que, durante a estreia do Programa Xuxa Meneghel, em 2015, a loira já havia aparecido na novela, quando surgiu caracterizada como uma típica egípcia durante as gravações da cena de casamento de Nefertari (Camila Rodrigues) e Ramsés (Sérgio Marone).